Agronegócio

Criadores de Santa Maria e região levam amostra da produção para a 40ª Expointer de Esteio

Diogo Brondani

O trabalho e a dedicação de um ano inteiro colocado à mostra para que milhares de pessoas possam ver. E ainda, em alguns casos, levados a julgamento para escolher o melhor da raça. Isso ocorre na 40ª Expointer, a maior feira a céu aberto da América Latina, que começa neste sábado e vai até o 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento reúne mais de 4 mil animais do Rio Grande do Sul de diferentes raças de diversas espécies. Dentre os criadores de todo o Rio Grande do Sul, e inclusive alguns de outros estados brasileiros, há representantes de Santa Maria e região.

Agropecuaristas que investem pesado na criação de diferentes animais que buscam mostrar um pouco do resultado do sua aptidão e gosto pelo que fazem. É o caso, por exemplo, do médico veterinário e criador da raça devon Henrique Ribas, 41 anos, da Cabanha Santa Alice, de Santa Maria, que participa da feira com 11 bovinos. Para ele, a Expointer é a porta de entrada para novos negócios.

Santa Maria ganha casa de eventos com teto e paredes de caixa de leite

– A feira serve para coroar o trabalho de um ano inteiro, em que selecionamos os melhores animais para passar ao público uma representação do que fazemos e o projeto que a cabanha tem. Além disso, a Expointer é uma concentração de negócios, onde temos oportunidade de novas relações comerciais – diz.

O animal considerado destaque por Ribas é o touro Brado de Santa Alice 1180, que foi campeão júnior da raça devon em 2016 e reservado de grande campeão, este ano busca o título novamente.

Licitação do transporte em São Gabriel vira disputa na Justiça

– Minha família atua há mais de 50 anos selecionado devon, e buscamos cada vez mais o melhoramento da raça. Há expectativa de bons resultados nos julgamentos e nos negócios, já que, apesar da flutuação do mercado bovino, existe a valorização real do trabalho – avalia o criador.

A Agropecuária JMT, de São Gabriel, está presente com a exposição de bovinos da raça brangus, sendo três machos e duas fêmeas. O administrador da agropecuária, Carlos Waihrich, espera por boas oportunidades de negócio.

Fêmea de dois anos JMT Anita C 038 vai disputar prêmio entre os brangus Foto: Evandro Leal / Reporter Fotográfico Evandro Leal

– A Expointer é uma grande vitrine que serve para apresentarmos a produção rústica e encaminhar contatos – diz Waihrich, que leva a leilão, na segunda, o touro Al Pacino 11017, Supremo Grande Campeão Nacional de Rústicos 2017 da raça.

A 40ª Expointer tem abertura oficial às 15h deste sábado. Além de animais, o Parque Assis Brasil reúne as novidades em tecnologia de máquinas e implementos, produtos de agricultura familiar e agroindústria.

Cavalo de São Gabriel briga pelo Freio de Ouro

Cavalo Niazzi Improviso começou na liderança da prova de morfologia mais importante da raça Foto: Evandro Leal / Reporter Fotográfico Evandro Leal

A grande final do Freio de Ouro, em que será apontado o melhor cavalo crioulo do país, ocorre neste domingo. Na sexta, mais uma etapa das finais foi realizada, quando foram avaliadas a andadura (tranco, trote e galope), figura, volta sobre patas e esbarrada de machos e fêmeas. O cavalo da região Niazzi Improviso, da Cabanha Niazzi, de São Gabriel, que ficou em primeiro colocado na avaliação morfológica, não conseguiu manter o bom desempenho no segundo dia de provas. O animal foi o nono colocado nas parciais de sexta. A liderança foi de Feitiço Cavalera, da Cabanha Estribeira, Novo Hamburgo. Dentre as fêmeas, a melhor égua foi a Carlota de São Pedro, da Cabanha GAP, de Uruguaiana.

Neste sábado e domingo ocorrem as provas de mangueira e campo, as tradicionais paleteadas, que avaliam o desempenho dos animais na condução e aparte de terneiros, bem como a submissão ao ginete. Os grandes campeões devem ser premiados na grande final, marcada para a tarde deste domingo.

Ovelhas de São Martinho da Serra

Não é só de bovinos e equinos que a região está representada na Expointer. A produção de ovelhas da Fazenda Descanso, de São Martinho da Serra, tem uma parte amostra na feira. O produtor João Augusto Botelho Nascimento levou 30 ovinos de três diferentes raças que vão a julgamento e disputam como melhor exemplar. São 18 suffolk, 10 texel e 2 suffolk coloridas naturalmente. O destaque é para um macho da raça suffolk, que foi o grande campeão na categoria 12 meses, no ano passado, e busca o título novamente.

– Nós nos preparamos para conquistar uma boa colocação no julgamento. Ganhar é detalhe. Além disso, esperamos ter boas vendas na feira – diz o criador que participa da Expointer desde 2005 e sempre traz títulos.

João Augusto Nascimento conta sempre com a companhia da filha Caethana para lidar com as ovelhas Foto: Evandro Leal / Reporter Fotográfico Evandro Leal

As raças texel e suffolk foram escolhidas pelo criador, que é médico veterinário formado pela UFSM, pelo alto rendimento e qualidade na produção de carne. Além disso, ele investe no melhoramento genético da produção, com a importação sêmen, visando alta produtividade dos ovinos de corte. Na fazenda que fica na localidade de Rincão dos Negrinhos, ele conta com a ajuda da filha Caethana de Lara Savian do Nascimento, de apenas 8 anos e que o acompanha nas feiras por todo o país.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Novo shopping confirma mais lojas e finaliza acabamentos

Próximo

Parcela do 13º salário de aposentados começa a ser paga hoje

Economia